domingo, 31 de outubro de 2010

Porquê a Robótica!?

Pleo

A robótica é hoje o principal integrador dos conteúdos na educação. Permite ao professor falar sobre design (desenho), inovação, resolução de problemas e trabalho em equipa. Enquanto paralelamente vai falando de matemática, ciências e tecnologia. A robótica vai buscar para a sua área múltiplos conceitos que o aluno aprende no seu percurso escolar.
O estudo da robótica permite ao professor introduzir ou reforçar alguns conceitos de física aplicada. Fornece bons exemplos no ensino de conceitos de sistemas e subsistemas.


Existe um fascínio pela robótica que abrange todas as idades, quando o robot se move por conta própria num determinado ambiente, onde aparentemente toma decisões quase sempre acertadas.
Roomba
As capacidades que os alunos adquirem quando trabalham com robots, podem facilmente ser usadas na tomada de decisões ao longo das suas carreiras e profissões.



NAO
A indústria da robótica (tecnologias) está em ascensão e deveremos tê-la em conta se quisermos melhorar os nossos padrões de vida. Em 2007 num artigo para a Scientific American, Bill Gates fez um paralelo entre indústria da robótica de hoje e a indústria dos computadores no seu início com o PC- Personal Computer. Hoje os robots industriais são comparáveis em custos aos mainframes (computadores) dos anos 70 (milhares de dólares). O consumidor de robots de hoje assemelha-se ao consumidor de microcomputadores dos anos 70: nesse tempo interessava a jovens amadores que gostam de mexer em tecnologia. Hoje o consumidor de robots tem à sua escolha uma variedade de kits (Lego, Mindstorms, VEX, NAO), brinquedos (Robosapien, Pleo) e o bem sucedido Roomba (aspirador).

Assim, de acordo com o paralelo admitido, o que nos esperam os próximos 30 anos!? Porventura assistir a um crescimento na Robótica comparável ao dos computadores!!!