Provas do RoboCup

BUSCA E SALVAMENTO JÚNIOR

Prova de Busca Salvamento Junior A


Esta prova consiste na utilização de robôs móveis para identificar vítimas com rapidez e precisão em cenários de catástrofe que são recriados artificialmente. Estes cenários vão aumentando em complexidade desde o seguimento de uma linha contínua numa superfície plana, passando por trajectórias com obstáculos, interrupções de linha e com declives, até chegar a uma zona onde as vítimas são colocadas aleatoriamente em campo aberto.

 As fases de apuramento e final são compostas por duas mangas e a pontuação das equipas resulta no somatório das pontuações obtidas em cada manga;
A vítima utilizada será uma lata de refrigerante de 330 ml (com dimensões aproximadas de 115 mm de altura, 65 mm de diâmetro e com peso aproximado de 150 g), envolta em fita de alumínio;


Prova de Busca Salvamento Junior B

Cenário do resgate B: Um terramoto atingiu uma cidade e as casas tornaram-se instáveis O pessoal de resgate necessita de entrar nas casas, mas deve gastar o mínimo tempo possível. A situação está a tornar-se demasiado perigosa para os salvadores realizarem a missão de resgate. Os robôs têm de se despachar a encontrar as vítimas dentro das casas e sinalizar as suas posições para as equipes de resgate.
Há também áreas traiçoeiras para o robô (por exemplo, fendas, valas, etc, que são simbolizados pelos quadrados pretos na área de resgate). O robô tem de procurar por todo o edifício e encontrar todas as vítimas (pela sua temperatura) e sair das casas o mais rápido possível.
Diferenças da Rescue A: Não há uma linha no chão na arena de resgate B. Em vez disso, o robot deve procurar no interior de um labirinto a sua própria orientação. Os caminhos no labirinto podem variar entre rodadas de competição, (as paredes interiores serão reposicionadas em cada rodada). Além disso, há mais de uma vítima dentro da arena B de resgate. O robot tem de sinalizar as vítimas quando estas são detectadas, mas não tem que resgatar as regatar.


Prova de Futebol Robótico Junior

A prova de Futebol Robótico Júnior baseia-se na utilização de dois robôs autónomos, munidos de sensores e actuadores que possibilitam o objectivo de jogar futebol. Estão, no entanto, limitados nas suas dimensões, não podendo exceder os 22cm no diâmetro e na altura.

Uma bola emissora de infravermelhos com sinal pulsado é agora utilizada nas duas ligas que existem actualmente em que o campo tem uma dimensão útil de 122x183 cm onde a bola pode sair fora e há lugar a reposições. Actualmente, o solo dos campos é verde sendo uma das balizas amarela e a outra azul, introduzindo a cor como elemento possível de orientação do robot no campo.
Nesta competição animada, repleta de estratégias, tácticas e golos, não poderia faltar o habitual árbitro, único interveniente humano. E como “errar é humano”, durante o jogo prevalecerá sempre o fair-play entre as equipas.



Elementos da Prova
Dimensões
Características
Foto
Local da Prova
Campo de Futebol
183cm x 122cm
Campo verde
Cinco pontos neutros
Baliza azul e Baliza amarela
Elementos
do Jogo

Robôs (x2)
 22cm de diâmetro
22cm de altura
2400g de peso (Open League) ou 1100g (Light Weight League)

Autónomos
Qualquer cor, excepto azul ou amarelo
Bola
RoboSoccer RCJ-05 ball

Bola emissora de radiação infravermelha
Funcionamento no modo A (sinal pulsado)

Intervenção Humana
1 árbitro (podendo ser auxiliado por um assistente que faça o registo dos golos e/ou o controlo do tempo de jogo)
Características
do jogo
Tempo de Jogo: 20 minutos (10' + 10') com 5 minutos de intervalo entre as partes





 Prova de Dança Robótica Junior

A prova de Dança Júnior consiste numa competição dinâmica e interactiva, onde cada equipa programa os respectivos robôs para dançarem ao som da música, seguindo uma coreografia criada pelos elementos das equipas. Trata-se por isso de uma competição capaz de proporcionar bons espectáculos artísticos, avaliados por júris especialistas em Robótica e em Dança.
A prova é composta por um palco plano com uma área de actuação de 24 m2, área essa que não pode ser transposta por nenhum robô em prova. A limitação dessa área de prova é feita por uma fita. Os robôs podem possuir trajes e o palco pode ser também decorado, ou preparado com outros adereços, para dar ainda mais brilho a esta competição!
Esta é a competição que pelas suas características de animação, diversidade e espectáculo atrai mais púbico. A criatividade dos mais jovens não tem limites e tal facto torna esta prova muito apelativa.
Esta competição segue o regulamento oficial do RoboCup.  Os robôs são programados para se movimentarem em sincronia com uma música durante um 1-2 minutos.
Há dois tipos de categoria de apresentações possíveis  - Dança e Teatro.
"Dança” é um espectáculo em que os robôs e os elementos da equipa se movimentam ao ritmo de uma música seleccionada.   A avaliação centra-se na coreografia e no movimento do(s)  robô (s)  e na sincronia com a actuação dos elementos da equipa.
 “Teatro” é um espectáculo onde a música faz parte da apresentação. No entanto o(s) robô(s) não têm que se movimentar ao ritmo da música. Deve contar uma história ou desenvolver um tema como um jogo. O desempenho será avaliado pela forma como efectivamente o(s) robô(s) e os elementos da equipa apresentam o tema teatral.





As competições realizam-se em dois escalões etários distintos: 8-14 anos e 15-19 anos e qualificam as equipas portuguesas para a prova internacional RoboCup Junior, no RoboCup2013 a realizar em Eindhoven na Holanda. 
O RoboCup Junior é uma vertente do RoboCup orientada para projetos educativos inovadores para jovens estudantes até aos 19 anos de idade.

* RoboCup 2014 no Brasil (João Pessoa) http://www.robocup2014.org/